segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Competição Aguieira [Relato]

No dia 14 de Dezembro, eram cerca das 9h quando dei inicio à viagem até Sra da Ribeira (Aguieira). Como é habitual chegamos umas boas horas antes do inicio da prova. Deu para matar saudades de um pessoal e conhecer outro.

Já levava o trabalho de casa mais ou menos feito, mas há coisas que não prevemos nem podemos ultrapassar, como foi o caso da inconstante subida e descida das águas, mas falarei disso mais tarde.

A prova teve algum atraso, eram cerca das 13h30min quando foram sorteados os sorteios. Perto das 14h já me encontrava no pesqueiro, o 15. O dito pesqueiro situava-se numa ponta, que cobria uma entrada. Tive então hipótese de poder fechar a entrada e pescar para o meio.

A chuva era torrencial e o vento bastante forte o que causou uma engodagem deficiente. Era quase impossível ter precisão com o baitrocket (não eram permitidos embarcações nem boatbaits).

Já passavam das 18h quando finalmente tudo estava pronto. Pude então mudar de roupa e tomar um café bem quente.
Devido ao desgaste da viagem e cansaço de montar tudo, decidi deitar-me um bocado. 

Eram cerca das 21h quando fui acordado com um arranque, correi para as canas que já estavam uns 15cm dentro de água, e consegui levar ao tapete um barbo. Não contavam para a pontuação da prova, mas indicava que havia actividade no pesqueiro, visto estar a ter bastantes toques. Tudo previa uma boa prova com possibilidade de bom ritmo. Mal eu sabia o que estava para vir.

Mudei de roupa novamente e tornei a deitar-me. A noite foi muito atribulada, muito vento e chuva até dizer chega. Passei essa noite com bastante toques. Tinha os alarmes com a sensibilidade ao máximo, por isso hipótese do vento estava quase eliminada.
Durante toda a noite tive de retirar as canas da água, pois estavam TOTALMENTE submerças, apenas os alarmes estavam de fora.
 De manha acordei com a água quase dentro da bivvy, por isso muda-la uns bons metros para cima.

O dia estava então muito mais calmo e com algumas abertas e foi graças a isso que conseguimos fazer uma boa engodagem, muito preciso e localizada. Mais uma vez tudo previa uma excelente pescaria, até que ao final do dia reparamos que o nivel da água estava a baixar um pouco.
À noite fizemos uma fogueira juntamente com o Nuno Cabral, Carlos Amaral, Nuno Lima, Fábio Gonçalves e mais uns amigos do Carlos, deu para secar alguma roupa do dia anterior. 

Eram cerca da 00h quando reparamos que o nível da água tinha baixado bastante, uns bons 10 metros de margem. 
Isto deitou por terra qualquer esperança de sair peixe, pois a corrente estava a arrastar toda a engodagem.
Para terem uma ideia de como baixou, eu tinha colocado uma montagem à mão e ela ficou fora de água. O Nuno Lima que também estava a pescar perto da margem teve o mesmo problema e teve de trocar a cana a meio da noite.

A noite passou sem termos sinais dos alarmes, apenas muita chuva que se levantou as 2h.

No dia seguinte nada mais deu, apenas um excelente convivio. Conheci pessoas 5 estrelas que me ajudaram no que podiam, que partilharam os seus conhecimentos e até mesmo materiais.

Aos Lobos da Aguieira deixo as parabéns pelo sucesso da prova.









 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário