quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CONVÍVIO APCF

Aí está ele, mais um convívio da Associação Portuguesa de Carpfishing. Esta prova/convívio esta a ser organizada pelo núcleo sul da APCF.
O local escolhido foi mais uma vez a Albufeira de Ribeira de Vide, em Fronteira, nas datas de 19/20/21 de Outubro 2013.

Para mais informações sobre inscrições, regulamento ou outra duvida qualquer podem contactar portugal.carpfishing@gmail.com

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Classificados Carpfishing

Para quem tem material em casa que quer vender ou trocar, deixo o link do grupo de classificados do Carpfishing Portugal.
Quem estiver interessado pode pedir para aderir ao grupo CARPFISHING PORTUGAL CLASSIFICADOS @facebook

E agora para animar o dia, uma bela foto de um amanhecer :)

sábado, 5 de outubro de 2013

Carpfishing em Portugal, por Nuno Cabral

É com grande orgulho que partilho um video idealizado e filmado pelo Nuno Cabral. Conta com a participação de alguns amigos e colegas. Como sempre, a pesca e solta são as palavras chave.
Espero que gostem...

sábado, 29 de junho de 2013

Fronteira, calor e peixe...

à muito tempo que não escrevia, isto porque os estudos não o permitiram. Felizmente já acabaram e a convite do amigo Paulo Gomes fui para uma sessão de 3 dias em Fronteira.
Tudo pronto e pesqueiro marcado, siga viagem. Saí da Covilhã eram 7h do dia 27, e duas horas depois estava na loja do Sr. Rui a tirar as licenças para os 3 dias.

Eram 9h15 quando o Paulo chegou, fomos fazer as últimas compras e seguimos para a barragem.
Demoramos algum tempo a montar o acampamento, pois a sombra era escassa e tínhamos de nos proteger.

O primeiro dia foi fraco em relação a peixe, a água estava muito quente, a 29ºC! Os dias foram passados dentro de água, o calor era insuportavél. Estávamos desejosos pela noite, e esta tardava em vir. No dia seguinte começaram as capturas a muito bom ritmo, desde as 6h da manha até ao fim da tarde somamos mais de 20 capturas, todas elas dentro dos 3kg e 5.5kg. Não era mau, mas não era este o nosso objectivo. Restava-nos a ultima noite para tentar enganar um peixe maior.

Depois de uma boa jantarada decidimos ir dormir cedo para descansar para a viagem do dia seguinte, mas, as 3h uma cana do Paulo dá sinal de vida, ele sai da tenda a correr, ferra o peixe e olha para a outra cana dele que também estava a desbobinar fio. "Anda André, tenho duas carpas engatadas" dizia ele. Um dos fios estava mal colocado no alarme e já lhe tinha levado quase meia bobine de fio. Devia ser um peixe enorme, pois levava fio de tal maneira que não se conseguia parar, até que encontrou uma prisão e rebentou o fio.

Fomos dormir de novo, e as 5h foi a minha vez, um grande arranque, e uma boa luta. Tive alguma sorte pois a carpa meteu-se numa prisão, mas quando abrandei o fio e lhe dei espaço ela arrancou de novo, dando hipótese de voltar à luta. Demorou bastante tempo a conseguir mete-la no camaroeiro, quem já lá pescou sabe muito bem o porque, que luta que elas dão. Já no tapete de recepção deu para ver que era um peixe bem maior, era o meu record. Que carpa linda, que poder, que luta...

Na manhã seguinte, desmontámos tudo, o calor tinha sido infernal, não dava para continuar à pesca.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Algumas fotografias...

Encontrei no pc algumas fotografias que vou tirando e que por esquecimento não publico.
Sabe bem recordar algumas sessões :)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Enduro APCF, 72H em Fronteira

Como é habitual todos os anos, vai-se realizar mais um enduro organizado pelo Associação Portuguesa de Carpfishing. Infelizmente os pesqueiros foram limitados devido ao local da prova, pelo que não foi possivel alargar as inscrições a não sócios.
Porem, estas convidado para aparecer na Albufeira de Ribeira de Vide, Fronteira para assistir e aprender mais sobre esta modalidade.

terça-feira, 14 de maio de 2013

De novo em Fronteira

Sexta-feira dia 10 foi dia de me deslocar às águas quentes do Alentejo, mais propriamente a Fronteira.
Tinha combinado com o Rui uma pescaria de 3 dias, 10/11/12. Foi uma semana muito longa até chegar esta data.

Por volta das 14 horas e depois de muito trabalho a arrumar tudo, fiz-me ao caminho. O Rui encontrar-se-ia comigo na Loja o Anzol para tirar as respetivas licenças de concessão. Cheguei um pouco antes dele e fiquei à conversa com o Sr. Rui e com o Sr. Pedro sobre a actividade maluca que lá se via. Estava a sair muito peixe durante aquela semana. Entretanto o Rui lá chegou, e fomos para os pesqueiros. Ficamos no 4.

Já chegamos um pouco tarde, e só deu para uma rápida engodagem de barco. Eram cerca das 20h e estávamos à pesca. Não estávamos com grandes expectativas porque não tínhamos tido tempo para muita coisa e contávamos engodar melhor no sábado de manhã.
Por volta da meia-noite chegou o meu pai com o Jorge e o João, que por motivos de trabalho tiveram que ir mais tarde.
Ajudamos a montar tudo e fomos dormir, e pensava eu que era até de manha, mas parece que me enganei. Por volta das 4h uma das canas do Rui dá sinal de vida. Depois de uma luta bem intensa, chegou a parte mais difícil, a margem. Estavam cheias de ervas e era quase impossível mete-las no camaroeiro. Tivemos de usar o barco para a capturar. Estávamos a acabar de a pesar quando arranca a outra cana dele. Um double logo na primeira noite, isto prometia!
O resto da noite foi mais calma, e só de manha é que tornou a haver capturas. Eu consegui uma logo as 6h.
A manhã também foi produtiva, pelo que adiámos a engodagem para a tarde e por isso mesmo só tornou a haver capturas ao anoitecer.

Estávamos agora na noite de sábado e eu estava quase de directa, não tinha dormido nada na noite anterior, e só pensava que se não me saísse peixe não ficava chateado, pois queria mesmo dormir. Foi então que por volta das 2h da manha acordo com uma algazarra enorme de várias canas a apitar, pelos visto não tinha ouvido os meus alarmes e tinha uma carpa engatada à quase uma hora. Conclusão, fios enrolados até dizer chega. O peixe levou fio até ao pesqueiro 5 onde estavam o Jorge e o João. Contudo consegui levá-la ao tapete, e foi a maior captura da sessão.
No fim da foto, peixe para a água e volta para a cama, estava morto de sono. Nem quase tempo tive para fechar os olhos, arranca uma cana do meu pai no pesqueiro 3, tinha de o ir ajudar pois tava lá sozinho e era quase impossível fazer uma captura sem ajuda, devido às ervas.
Ao fim de uns bons minutos de luta veio ao tapete o record do meu pai, ele já merecia. E eu só pensava na minha rica bedchair.
Volto para lá, acabo de me tapar e aconchegar quando arranca outro peixe na minha cana, estava visto que não me deixavam dormir. Mais uma enorme luta e veio ao tapete mais uma bela carpa alentejana. Carpa tratada, fotografada e devolvida e eu, cama!
Consegui dormir mais uma meia hora e arranca mais uma cana do meu pai, lá me visto à pressa, calço as botas de borracha e vou ajuda-lo. Mais uma carpa ao tapete e mais um record para o meu pai.

Com o amanhecer acabaram os arranques para mim, mas o Rui continuava a tirar muito peixe. A última captura foi do Rui, por volta das 14 horas. Parecia ser muito grande, pois levou quase 100 metros de fio. Lá vamos nos de barco novamente. Estávamos no meio da barragem a lutar contra o peixe quando arranca uma das minhas canas. Já não chegamos a tempo e perdia. Não fiquei muito chateado pois já tinha a sessão ganha.

No total saíram mais de 100 kg de peixe. Foi uma sessão 5 estrelas, com muito peixe. Aprendi muitas coisas, tanto a nível técnico como teórico. Grande obrigado ao Rui.
Deixo-vos com algumas fotos.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fronteira em directo...

Chegada por volta das 17h30, só deu para montar o material, fazer uma rápida engodagem com o barco e esperar. Até agora bastantes toques, o peixe está activo.