sábado, 29 de junho de 2013

Fronteira, calor e peixe...

à muito tempo que não escrevia, isto porque os estudos não o permitiram. Felizmente já acabaram e a convite do amigo Paulo Gomes fui para uma sessão de 3 dias em Fronteira.
Tudo pronto e pesqueiro marcado, siga viagem. Saí da Covilhã eram 7h do dia 27, e duas horas depois estava na loja do Sr. Rui a tirar as licenças para os 3 dias.

Eram 9h15 quando o Paulo chegou, fomos fazer as últimas compras e seguimos para a barragem.
Demoramos algum tempo a montar o acampamento, pois a sombra era escassa e tínhamos de nos proteger.

O primeiro dia foi fraco em relação a peixe, a água estava muito quente, a 29ºC! Os dias foram passados dentro de água, o calor era insuportavél. Estávamos desejosos pela noite, e esta tardava em vir. No dia seguinte começaram as capturas a muito bom ritmo, desde as 6h da manha até ao fim da tarde somamos mais de 20 capturas, todas elas dentro dos 3kg e 5.5kg. Não era mau, mas não era este o nosso objectivo. Restava-nos a ultima noite para tentar enganar um peixe maior.

Depois de uma boa jantarada decidimos ir dormir cedo para descansar para a viagem do dia seguinte, mas, as 3h uma cana do Paulo dá sinal de vida, ele sai da tenda a correr, ferra o peixe e olha para a outra cana dele que também estava a desbobinar fio. "Anda André, tenho duas carpas engatadas" dizia ele. Um dos fios estava mal colocado no alarme e já lhe tinha levado quase meia bobine de fio. Devia ser um peixe enorme, pois levava fio de tal maneira que não se conseguia parar, até que encontrou uma prisão e rebentou o fio.

Fomos dormir de novo, e as 5h foi a minha vez, um grande arranque, e uma boa luta. Tive alguma sorte pois a carpa meteu-se numa prisão, mas quando abrandei o fio e lhe dei espaço ela arrancou de novo, dando hipótese de voltar à luta. Demorou bastante tempo a conseguir mete-la no camaroeiro, quem já lá pescou sabe muito bem o porque, que luta que elas dão. Já no tapete de recepção deu para ver que era um peixe bem maior, era o meu record. Que carpa linda, que poder, que luta...

Na manhã seguinte, desmontámos tudo, o calor tinha sido infernal, não dava para continuar à pesca.